O mecanismo da caixa de música com corda funciona com um cilindro que gira enquanto o mecanismo estiver carregado, da mesma forma que um relógio mecânico. Diferente do mecanismo de manivela, que só toca enquanto a manivela é girada, o mecanismo de corda possui uma chave na parte inferior que é girada manualmente no sentido horário para carregá-lo. Após soltar a chave, a música começa a tocar automaticamente. A força é transmitida por engrenagens até um cilindro com pinos que vibram as lâminas metálicas, produzindo o som.
Quando esse mecanismo é instalado em uma caixa, ele só tocará se a caixa estiver aberta e tiver carga suficiente para girar o cilindro. Ao fechar a caixa, a tampa aciona um pequeno dispositivo que bloqueia a rotação do cilindro e interrompe a música automaticamente.
Assim como no mecanismo de manivela, para obter um bom volume, é necessário que o mecanismo esteja instalado sobre uma base rígida, para que as vibrações das lâminas sejam transmitidas e amplificadas. O som emitido diretamente no ar é quase inaudível.
A velocidade da melodia depende diretamente da carga: quanto mais carregado, mais rápido tocará, diminuindo a velocidade à medida que a corda se esgota. Em geral, qualquer melodia disponível tocará em uma velocidade adequada, mesmo com pequenas variações.
No mecanismo de manivela é possível controlar a velocidade manualmente, mas no de corda não, pois ele funciona de forma completamente autônoma.
O mecanismo de corda é mais complexo que o de manivela e possui mais peças: uma chave gira manualmente um eixo com uma mola, que é comprimida durante o giro; ao parar, a mola libera energia, girando o eixo no sentido contrário. Essa energia é transmitida por engrenagens a um cilindro que vibra as lâminas do pente, produzindo o som. O mecanismo também possui dispositivos que controlam a rotação do cilindro para manter a velocidade adequada.
Este mecanismo pode reproduzir músicas de aproximadamente 16 a 20 segundos. Seu pente é composto por 18 notas, portanto, a maioria das músicas pode ser tocada neste mecanismo. O tambor e o pente são idênticos ao do mecanismo de manivela; a única diferença é que o de corda é semiautomático.
Você pode ver todas as melodias que podem ser tocadas neste tipo de mecanismo seguindo este link.
Este mecanismo pode reproduzir músicas de aproximadamente 30 a 35 segundos. Seu pente é composto por 30 notas, permitindo que quase todas as músicas sejam tocadas. O tambor e o pente são muito maiores do que o do modelo de 18 notas, assim como sua qualidade geral, tanto sonora quanto de fabricação.
Você pode ver todas as melodias disponíveis para este tipo de mecanismo seguindo este link.