O mecanismo musical de tira de papel funciona de forma muito diferente do mecanismo de cilindro (com manivela ou corda). Enquanto o mecanismo de cilindro emite som por meio de um cilindro ativado por uma chave ou manivela que gira continuamente para tocar as lâminas de um pente, o de tira de papel funciona inserindo uma tira perfurada que contém informações musicais codificadas, da mesma forma que uma pianola.
As vantagens deste mecanismo são:
A duração pode ser muito maior do que a de um cilindro, que no máximo reproduz entre 18 e 40 segundos.
Quase qualquer melodia pode ser tocada, mais do que em um mecanismo de cilindro.
Com um único mecanismo é possível tocar diferentes melodias.
Pode ser um presente perfeito para um músico ou para uma pessoa que está começando a estudar música, pois ela poderá compor e tocar suas próprias melodias.
Como desvantagem, enquanto os mecanismos de cilindro tocam automaticamente ao girar, nos de papel é necessário inserir a tira toda vez que quiser reproduzir a música. O papel não é danificado ao passar pelo mecanismo, pois sua função é arrastar pequenas hastes metálicas pelos furos, que batem em um pente, fazendo-o vibrar e produzir o som.
Esse mecanismo pode ser colocado em caixas maiores, pois é maior que o de manivela ou corda, ocupando todo o interior da caixa.
Se você está procurando uma melodia específica para este tipo de mecanismo, acesse nosso buscador de melodias. Se aparecerem resultados, você poderá identificar quais são compatíveis com mecanismos de tira de papel pela imagem acima.
Se você já tem uma caixa com esse tipo de mecanismo e deseja apenas comprar a melodia, primeiro precisa saber quantas notas tem o seu mecanismo e adquirir a melodia com o mesmo número de notas. Essas informações estão disponíveis tanto na lista quanto na página de cada melodia.
Se quiser comprar este mecanismo sem nenhuma melodia personalizada, como presente para um músico, clique aqui para acessar todas as caixas que aceitam esse tipo de mecanismo. Uma vez na página do produto, selecione "Tiras de papel" no Passo 1; "Não quero nenhuma melodia personalizada" no Passo 2; e escolha o número de notas do mecanismo. Recomendamos o de 30 notas, pois permite tocar muito mais músicas do que o de 20 notas.
Temos dois mecanismos musicais de tiras de papel diferentes. O tamanho, som e funcionamento são idênticos, mas muda o número de notas que podem reproduzir: 20 ou 30. Esta informação não é relevante na hora de comprar uma melodia sob encomenda, pois nós cuidamos de saber qual mecanismo se adapta melhor à sua música.
Se você é músico, veja neste link como fazer uma música em um mecanismo de tira de papel.
O mecanismo musical de tira de papel é o dispositivo mecânico mais complexo que temos. É composto por uma estrutura metálica, uma abertura frontal por onde se alimenta o mecanismo com a tira e uma manivela que, ao ser girada no sentido horário, transmite a força por meio de engrenagens a dois rolos que giram em sentidos opostos, puxando o papel e fazendo os furos passarem por uma fileira de lâminas metálicas que, ao serem arrastadas, giram e tocam os dentes de um pente, produzindo o som de cada nota.